Há ou A
Expressando tempo e distância

Há ou A

Se você deseja aprender ainda mais sobre idiomas, conheça os cursos do Aprenda com Robson clicando no link abaixo:

SAIBA MAIS: Conhecer os Cursos

Há anos ou A anos - Qual o correto?

HÁ e A são duas palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, porém os seus significados, escrita e usos são totalmente diferentes. Por elas terem o mesmo som, quando usamos essas palavras na fala, não nos importamos com a diferença, no entanto, sempre que precisamos escrevê-las surge aquela dúvida: “Será que eu uso A ou uso HÁ?”.

Quando usadas em expressões de tempo, A e HÁ denotam ideias opostas, sendo uma responsável pelo tempo futuro e outra pelo tempo passado. Além disso, expressões de distância também exigirão saber qual das duas palavras deve ser escolhida para não errar na hora de escrever um texto.

Quando usar HÁ? Tempo decorrido ou situações no passado.

Para expressar tempo decorrido ou situações no passado, sempre se deve utilizar a palavra HÁ. Nesses casos, ela funciona como um sinônimo dos verbos Fazer e Ter. Confira os exemplos:

Há anos que eu não visito meus pais. | (Faz anos …)

Não nos vemos há muito tempo. | (... tem muito tempo)

Ela trabalha aqui há dois meses. | (... faz dois meses)

Como a palavra HÁ já aponta a ideia de tempo passado, cuidado para não ser redundante ao usar expressões como “Há um mês atrás”. Use apenas a palavra HÁ ou apenas a palavra ATRÁS. Veja:

Ele esteve em NY duas semanas. (Correto)

Ele esteve em NY duas semanas atrás. (Correto)

Ele esteve em NY duas semanas atrás. (Errado)

Caderno de estudos de idiomas

Quando usar A? Tempo futuro ou distância.

Nos casos em que a expressão indicar ideia de tempo futuro ou distância, deve-se utilizar a preposição A. Por isso, a principal dica para não errar na escrita dessas palavras é saber qual o tempo - passado ou futuro - que você deseja empregar na frase ou se ela trata de distância a percorrer. Acompanhe os exemplos usando a palavra A.

Eles estarão formados daqui a dois anos. (Tempo futuro)

O palestrante chegará daqui a 20 minutos. (Tempo futuro)

Estamos a 30 km da entrada principal. (Distância)

Além desses usos, a preposição A também aparece na locução adverbial “daqui a pouco” indicando tempo futuro, portanto, cuidado para não errar escrevendo “daqui há pouco”.

A aula começará daqui a pouco.

Não se preocupe! Daqui a pouco, tudo estará resolvido.


Resumindo a Explicação. #ExemplosNaPrática.

Como vimos na explicação, é bastante simples diferenciar o uso das palavras HÁ e A quando se trata da indicação de tempo e distância. Em resumo, para escrever sobre o futuro e sobre distância use a preposição A. Para escrever sobre o passado e tempo decorrido, use o verbo HÁ. Confira mais alguns exemplos para fixação do conteúdo:

Eles moram nessa cidade 10 anos. (Tempo decorrido)

Eles mudarão de endereço daqui a duas semanas. (Tempo futuro)

O novo endereço fica a 5 km de distância da antiga casa. (Distância)

Conseguiu perceber a diferença? Espero que sim! Para quem já estuda mais tempo, essas regras serão fáceis de compreender. No entanto, caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva nos comentários das redes sociais do @AprendaComRobson.

Continue estudando e, daqui A pouco, estará dominando quase todos os tópicos da língua portuguesa. Aliás, aproveite para conferir os outros tantos artigos que eu escrevi com conteúdos de português e inglês.



Sobre o Autor:

Professor Conteudista de Língua Inglesa e Língua Portuguesa desde 2020. Simplifica a aprendizagem de INGLÊS e PORTUGUÊS por meio de dicas que farão você evoluir e alcançar seus objetivos no estudo de idiomas.

Tags: Língua Portuguesa, Gramática, Há ou A, Português

Este site usa os cookies do Google para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais.